quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Felicidade à la carte

Quando eu me pego pensando sobre o que de fato me faz genuinamente feliz, sempre me vem à cabeça a palavra "mar".                                                                                                                             E o quê extraio do mar pra me causar essa euforia é o que me intriga.                                                                                                         Se penso nos frutos que ele me dá, logo descarto. Meu lance sempre foi arroz, feijão e angu.                                                             Se penso que sou feliz por navegar por entre suas águas, já me causa náuseas só de pensar.                                                         Quanto aos mergulhos, só me aventuro até os calcanhares.                                                                                                                         Resolvo dar por encerrada a questão. A minha felicidade não habita no mar.                                                                                         Por longo tempo me esqueço disso, até o dia em que resolvo ir a praia, numas férias qualquer.                                                             Ao me aproximar do meu destino, logo me vem uma sensação conhecida, remota, quase nostálgica. Algo que nasce no estômago e vibra nos olhos...                                                           Subitamente, me recordo daquele epifania de outrora sobre a Gênesis da minha felicidade...                                                               E ainda é fato. Ainda conlcuo que havia me precipitado sobre "ser" o mar.                                                                                                   O que vibra agora diante dos meus olhos e nasce no meu estômago, é a simples conclusão que a felicidade é justamente o contrário. Ela reside justamente em não possuir o mar , mora na saudade dele...                                                                                     Assim que o mistério se desvenda, outro sentimento me toma por inteiro: a tristeza. E com a tristeza, outro questionamento, como se não cessasse nunca . Me senti exausta ao pensar , extremista que sou, que de agora pra frente,  só seria feliz diante de tudo aquilo que não possuísse.                                                     Com a água até os calcanhares, olhando a imensidão daquele mar, desejei voltar no tempo.                                                               No tempo em que todas as indagações começam a tomar forma, e a gente começa a formular as nossas próprias opiniões.                                                                                                                                   Teria dito que o que de fato me faz genuinamente feliz, é arroz, feijão e angu.                                                                                   Pronto. Teria vivido feliz para sempre.

Nenhum comentário: